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–7º. ANO -1º. Bimestre: ARTE ROMÂNICA
AULA DE ARTES VISUAIS
Professora: Elisa B. Herrera Peres
A ARTE ROMÂNICA – Introdução -A Arte no império Carolíngio;
A Arquitetura;
A arquitetura românica: tipos de abobadas (de berço e de arestas);
A Arquitetura românica na França: Abadia de Saint-Pierre em Moissac;
Rota dos peregrinos (Caminho de Santiago);
Catedral de Santiago de Compostela na Espanha;
Arquitetura na Itália: a Torre de Pisa, Basílica de São Marco em Veneza;
Iluminuras;
A pintura, pintura “a fresco”.
A pintura românica: definição;
Definição de Afresco.
Atividades;
Bibliografia 2
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Arte românica:Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre
os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente
conhecido como "românico". O estilo é visto principalmente
nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela
Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar
características comuns em várias regiões. Até então a arte tinha se
fragmentado em vários estilos, sendo o românico o primeiro a trazer uma
unidade nesse panorama.
Então, o ano 476, com a tomada de Roma, marca o fim do período
conhecido como Idade Antiga, dando inicio a um novo período: Idade
Média.
-Divisão do Império Romano:
Em 395, o imperador Teodósio, dividiu em duas partes o território que se
encontrava ameaçado: Império Romano do Ocidente e Império Romano
do Oriente. A capital do Império Romano do Ocidente era Roma que
sofreu sucessivas invasões até cair em mãos dos povos bárbaros no ano
de 476. Já o Império Romano do Oriente, a pesar das continuas
confusões políticas, conseguiu manter sua unidade até o ano de 1453
quando os turcos invadiram e tomaram sua capital Constantinopla.
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-A Arte no Império Carolíngio:
Com a coroação do Imperador Carlos Magno, no ano 800,
se dá inicio a um período de intenso desenvolvimento
cultural. Durante seu reinado, em sua corte foi criada uma
academia literária, criou oficinas onde eram produzidos
objetos de arte e manuscritos ilustrados. Naquela época, os
textos religiosos eram escritos a mão, enquanto que a
ilustração era feita por artistas que dominavam a pintura e o
desenho. As oficinas ligadas ao palácio foram os principais
centros de arte, delas se originaram as oficinas dos mosteiros,
os quais teriam um importante papel na evolução da arte
após o reinado de Carlos Magno. 5
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Após sua morte a corte deixou de ser o centro cultural do império,
centralizou-se nos mosteiros. Nos mosteiros se desenvolvia a
atividade de ilustração dos manuscritos, era a atividade mais
importante. Existia também grande interesse pela arquitetura,
escultura, pintura, ourivesaria, cerâmica, fundição de sinos,
encadernação e fabricação de vidros. Essas oficinas serviam
também como as escolas de arte da época. Era aqui onde os
jovens se preparavam para trabalhar nas catedrais e nas casas
das famílias mais importantes.
-A ARQUITETURA:
Com a abertura das oficinas de arte, na corte de Carlos Magno, a
cultura greco-romana foi redescoberta. A arquitetura deu inicio a
um novo estilo de construção, principalmente nas igrejas: o estilo
românico. Portanto, é o estilo que caracteriza o estilo da arte dos
séculos XI e XII, na Europa e cuja estrutura de construção é muito
semelhante à das construções dos antigos romanos.
As características mais importantes da arquitetura românica são a
utilização da abóbada, dos pilares maciços que a sustentam, e
das paredes espessas com aberturas estreitas usadas como
janelas.
Dessas características, resulta um conjunto que chama a atenção
do observador, as igrejas românicas, são grandes e sólidas, por
esse motivo recebem o nome de “fortalezas de Deus”.7
-Abóbada= construção em arco, feita de
pedras ou tijolos, colocados em cunha,
cúpula. Tudo o que tenha forma de teto
arqueado. Na arte Românica existem 2 tipos
de abóbodas:
Abóbada de berço e abóbada de arestas.8
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Abóbada de berço:
A abóbada de berço consiste em um
semicírculo, cujo comprimento é
superior à largura.Apresentava então,
duas desvantagens: o excesso de
pedra, que podia provocar sérios
desabamentos e pouca luminosidade
no interior por causa das janelas
estreitas. Não era possível o uso de
grandes vãos nas janelas, pois poderia
enfraquecer as paredes e desta forma
aumentaria o risco de desabamento.
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Abóbada de arestas:
Consistia na intersecção, em ângulo reto,
de duas abóbadas de berço, apoiadas
sobre pilares. Com isso, o peso das pedras
ficava melhor distribuído para evitar
desabamentos e criava-se um ambiente
que dava a impressão de leveza ,
proporcionado mais iluminação ao interior
das construções.
Embora diferentes, os dois tipos de
abóbadas causam o mesmo efeito: dão a
sensação de solidez e repouso, dadas
pelas linhas semicirculares e pelos grossos
pilares.
Vista panorâmica da Abadia Saint-Pierre em Mossac11
A Abadia de Saint-Pierre em Moissac, França
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Abadia:
Mosteiro governado por abade ou abadessa. Propriedade destinada a residência de monges, com igreja, granja e várias outras dependências.
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(Detalhe do tímpano) – Os relevos esculturais contavam a doutrina religiosa para a maioria dos fiéis analfabetos. Cristo no trono celestial e cenas do Juízo Final eram as representações mais comuns.
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TREMÓ
(Vão entre duas janelas)
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O PrOfeta Jeremias
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Imagens que se
encontram na catedral.
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DETALHE DO PORTAL 18
Interior do Claustro da Abadia de Saint-Pierre, repare os aspectos dos capitéis.
Alternância de:
ColunasSimples
Colunas duplas
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Interior do claustro: possui 117 colunas de mármore trabalhado.
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Detalhe da fachada
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Interior da igreja 23
-No caminho de Santiago-
Naquela época poucas pessoas sabiam ler, a igreja recorria à pintura e à
escultura para narrar histórias bíblicas e transmitir valores religiosos. Um lugar
muito usado para isso eram os portais, na entrada dos templos. A área mais
ocupada pelas esculturas era o tímpano que fica abaixo dos arcos que
arrematam o vão superior da porta.
A Abadia de Saint-Pierre em Moissac, possui um dos mais bonitos portais
românicos. No grande tímpano, com quase 6 metros de diâmetro, há um conjunto
de figuras representando Cristo em majestade coroado e sentado em um trono.
Com a mão esquerda ele segura o livro da palavra de Deus e com a direita faz o
gesto de abençoar. 24
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Próximo a ele estão os evangelistas representados por um anjo, um
touro, uma águia e um leão. Como o tímpano é muito grande, foi
colocada uma pilastra central, chamada tremo, que divide a abertura
da porta em duas partes iguais.
Chamam a atenção a beleza das esculturas da Abadia de Saint-Pierre
que podem ser vistas também nos capitéis das colunas que cercam o
claustro do convento, decorados com folhagens, animais e
personagens da Bíblia que segundo a tradição religiosa, ajudam aos
passantes a meditar sobre o sentido da própria vida.
Imagem de Santiago de Compostela
Santiago de Compostela, a cidade dos peregrinos 26
Detalhe da fachada da Catedral de Santiago de Compostela na Espanha.27
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Origem e história do Caminho de
Santiago
Santiago o apóstolo, de acordo com a
uma velha tradição, pregou o
Cristianismo pela Roma Hispana antes
de retornar à Palestina onde foi
decapitado. Mais tarde voltou para a
Espanha para os seus discípulos para ser
enterrado na Costa galega. Desde a
descoberta do túmulo no século IX até
seu declínio no século XIII, o caminho
de Jacobeia evoluiu para se tornar a
principal rota de peregrinação do
ocidente emprazando o lugar das
peregrinações entre Jerusalém e
Roma.
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Guia da arte românica no Caminho de Santiago na
Espanha
O Caminho de Santiago foi a rota de peregrinação mais importante da Europa medieval e um dos fatos de maior importância e beneficio para a historia de Espanha..
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Dimensão espiritual, econômica e social
do Caminho de Santiago
O Caminho de Santiago não só teve
repercussão do tipo religioso. Para
Espanha foi um dos acontecimentos
de maior transcendência na época
medieval medieval.
Graças as peregrinações se
construíram igrejas, mosteiros,
pontes e hospitais, surgiram novas
cidades, novos assentamentos de
emigrantes francos e um intercâmbio
cultural sem precedentes.
Interior da catedral: altar 31
Algumas igrejas românicas:
Igreja românica de Tatouquela, séc. XII, PortugalIgreja do Salvador de Aveleda
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Portal principal da Igreja de Santa Maria, Espanha
Catedral de São Martino, exemplo da fusão da arte Gótica e Românica na fachada de
mármore.33
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35Igreja de São Saturnino de Toulouse, França
A arquitetura românica na Itália:Na Itália a arte românica se manifestou com características diferentes das outras igrejas na Europa.Próximos do exemplo greco-romano: usavam frontões e colunas.Uma das mais importantes é o conjunto da catedral de Pisa.
Construída em 9 de agosto de 1173, Pisa fica localizada perto de Florença, ao norte da Itália. A construção durou 200 anos, interrompida duas vezes por longos períodos, mas mesmo assim a obra acabou sendo construída fielmente de acordo com o projeto original. A autoria do projeto é desconhecida, mas o historiador Giorgio Vasari afirma que o autor do projeto foi Bonnano Pisano. A famosa torre de Pisa, ficou inclinada, com o passar do tempo, a sedimentação do terreno cedeu.
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Torre
de pisa
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Basílica de São Marcos, Veneza
rOmânicO de VénetOA arquitetura românica de Veneto (ao nordeste da Itália) tem caráter bizantino, por influência de São Marcos de Veneza. São Marcos foi construída em 1066 e é uma igreja plenamente bizantina com alguns elementos românicos.
39sãO clemente de rOma
40Interior da basílica
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iluminuras
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Manuscritos iluminados românicos ou
iluminuras
A tradição de manuscritos ou
Iluminuras, consistia no trabalho
de desenhar manualmente as
páginas da Bíblia feita pelos
monges copistas era uma labor
lenta e perfeccionista. Cada livro
era feito a mão e algumas vezes
demorava anos para ser
concluído. A Bíblia de Burgos
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A Bíblia de San Millán de la Cogolla
A Bíblia de São Milão de la
Cogolla é uma obra de inicio
do século XIII de tradição
românica embora com
vislumbres góticos.
Apresenta numerosas
ilustrações narrativas dos
episódios dos testamentos e
preciosas iniciais historiadas
e ornamentais.
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A pintura românica recebeu a influencia da arquitetura com
suas grandes abóbadas e espessas paredes com poucas
aberturas favoreceu a pintura mural.
Desta forma a pintura românica desenvolveu a decoração
das paredes e cuja técnica é conhecida como afresco.
Os afrescos são baseados nos textos religiosos feitos nos
conventos dos livros ilustrados à mão com cenas da história
sagrada.
Assim, a pintura deste período não registra cenas profanas
ou cenas do cotidiano, quer dizer, não religiosos.45
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As principais características da pintura românica são: a deformação e o
colorismo.
A deformação traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que o
artista fazia da realidade. Temos como exemplo a figura de Cristo, era sempre
maior que as demais. Sua mão e seu braço, no gesto de dar a benção, tinham
proporções intencionalmente exageradas para dar ênfase ao gesto para quem
comtemplasse a pintura, desse grande valor e respeito. Os olhos eram grandes
para evidenciar a intensa vida espiritual.
O colorismo se destaca pelo uso de cores chapadas, não tinha a preocupação
com meios tons ou jogos de luz e sombra, pois não havia a intenção de imitar a
natureza.
Afresco:É o nome de uma antiga e minuciosa técnica de pintura sobre paredes
ainda úmidas. É preciso que a pessoa que faz tenha muita habilidade
pois consiste primeiramente na preparação da parede. Deve estar
completamente lisa. Se aplica uma camada de cal, que por sua vez é
coberta com uma camada de gesso fina e bem lisa. Sobre essa última
camada, o pintor executa sua obra: faz o desenho com carvão; depois
aplica as cores. Ele deve trabalhar com a argamassa ainda úmida,
quando seca o desenho colorido fica aderido à parede.
Para fazer um mosaico, o pintor precisa ter experiência, rapidez e
muita habilidade, pois é uma técnica que não permite correções devido
que o gesso seca rapidamente. 47
“Cristo em majestade”-1123Museu de Arte de Catalunha, Barcelona
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rOmânicO
Círculo de professores Pinturas de Pedret: Absis de l'EpístolaFinal do séc. XI inicio do séc. XII
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rOmânicOAnônimo Frontal do altar do avoCap. a 1200 50
rOmânicOAnônimo. Catalunha. WORKSHOP da Sede de Urgell -Frente de La Seu d'Urgell e os Apóstolos - Segundo
trimestre do século XII– Museu de Arte da Catalunha
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a f r e s c O r O m â n i c O:
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“Figuras humanas altas, esguias, com faces amendoadas, olhos enormes e expressão solene, olhavam diretamente para a frente, sem o menor esboço de movimento”. 54
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C O N C L U S Ã O
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Principais caraterísticas da arte Românica:
Características plásticas:
A escultura e a pintura serão carregadas de esquematização e simbolismo;
Sobriedade, resistência, repetição de elementos construtivos (janelas e colunas geminadas), interior pesado e escuro;
Temática religiosa, decorativa, utilizava-se tanto as linhas gregas, losangos, pontas de diamante, esculturas de animais, esculturas com imagens de santos.
Relatos da bíblia.
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Principais caraterísticas da arquitetura Românica:
Características gerais do estilo românico:
substituição do teto de madeira por abóbadas;
grande espessura das paredes, poucas janelas;
as igrejas serão ricamente decoradas externamente;
consolidação das paredes por contrafortes ou
gigantes colunas para dar sustentação ao prédio;
consolidação dos arcos por meio das abóbadas: de
berço e de arestas.
ATIVIDADES –
I- Por dentro do assunto
1- Explique o porquê do nome “românico”, que designa as obras arquitetônicas do fim dos séculos XI e XII, na Europa.
2- Aponte as principais características da arquitetura românica.
3- Por que, naquela época, a pintura e a escultura eram tão importantes como meio de transmissão dos valores religiosos e das narrativas bíblicas?
4- A pintura românica expressou-se principalmente na forma de murais. O que, na arte românica favoreceu isso?
5- Podemos concluir que o fato de a pintura românica ter como características a deformação e o colorismo indica uma deficiência técnica dos artistas da época”. Essa afirmação está correta ou incorreta? Justifique sua resposta.
-OBS: pesquisar na internet sobre Arte Românica/ imagens/textos, em caráter complementar. 58
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BIBLIOGRAFIA:
PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte. Editora Ática
WWW.ARTEHISTORIA.COM
http://www.arteguias.com/codices.htm