+ All Categories
Home > Documents > CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu...

CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu...

Date post: 19-Aug-2021
Category:
Upload: others
View: 6 times
Download: 0 times
Share this document with a friend
9
Transcript
Page 1: CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo ... e que simultaneamente provocam a morte. AAET CONIDERANDO O TEATRO E A PETE
Page 2: CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo ... e que simultaneamente provocam a morte. AAET CONIDERANDO O TEATRO E A PETE

2

citações Pascal, Dostoievskicom Adama Diop, Claire Sermonne, Jean-Damien Barbin, Jeanne Balibar, Mounir Margoum, Severin Renke (câmara ao vivo)música William Minkecenografia Aleksandar Denicfigurinos Adriana Braga Peretzkidesenho de luz Lothar Baumgartevídeo Andreas Deinertdireção de cena Véronique Kespi maquinaria Jean-Daniel Burioperação de luz Christophe Kehrlioperação de som Ludovic Guglielmazzi perchista Glenn Zao

operação vídeo Victor Hunziker auxiliar de camarim Clara Ognibeneprodução executiva Elizabeth Gayassistência de encenação Hanna Lasserre e Camille Logoz, Camille Roduit (estagiárias)assistente de cenografia Maude Bovey (estagiária)assistência de guarda-roupa Sabrina Bosshardprodução Théâtre Vidy-Lausanne, MC93 – Maison de la Culture de Seine Saint-Deniscoprodução ExtraPôle Région SUD* e Grand Théâtre de Provence(com o apoio da Friche Belle de Mai); Festival d’Automne à Paris; Théâtre National de Strasbourg - Maillon; Théâtre de Strasbourg, scène européenne; TANDEM Scène nationale, Douai; Bonlieu, Scène nationale Annecy;

9 – 10 jun 2021qua a qui, 18h

Sala Garrettduração 4h com intervaloM/18

BAJAZET, CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE A PARTIR DE RACINE E ARTAUDENCENAÇÃO FRANK CASTORF (ALEMANHA)

Foto

grafi

as d

e ca

pa ©

Mat

hild

a O

lmi

Page 3: CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo ... e que simultaneamente provocam a morte. AAET CONIDERANDO O TEATRO E A PETE

B A J A Z E T , C O N S I D E R A N D O O T E A T R O E A P E S T E

3

equipa TNDM IIdireção de cena Sara Cipriano e Carlos Freitasoperação de luz Pedro Alves, Gonçalo Moraisoperação de som Margarida Pintooperação de vídeo André Carrilhomaquinaria Lindomar Costa, Miguel Carretoauxiliar de camarim Carla Torres produção executiva Pedro Pires

TNA / Teatro Nacional Argentino, Teatro Cervantes; Emilia Romagna Teatro Fondazioneapoio Institut français à Paris, Institut français du Portugal, Embaixada de França, Pro Helvetia – Swiss Foundation for the culture

*Plataforma de produção com o apoio da Région SUD Provence-Alpes-Côte d’Azur que junta o Festival d’Avignon, Festival de Marseille, Théâtre National de Nice, Théâtre National de la Criée, Les Théâtres, Anthéa, La Scène Nationale Liberté-Châteauvallon e Friche la Belle de Mai

Com o apoio financeiro do projeto PEPS no âmbito do programa europeu de cooperação transfronteiriça Interreg France-Suisse 2014-2020.

Espetáculo estreado a 30 de outubro de 2019, no Théâtre Vidy-Lausanne (Suíça).

Page 4: CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo ... e que simultaneamente provocam a morte. AAET CONIDERANDO O TEATRO E A PETE

B A J A Z E T , C O N S I D E R A N D O O T E A T R O E A P E S T E

4

© M

athi

lda

Olm

i

Page 5: CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo ... e que simultaneamente provocam a morte. AAET CONIDERANDO O TEATRO E A PETE

B A J A Z E T , C O N S I D E R A N D O O T E A T R O E A P E S T E

5

Entre a personagem que se agita em mim quando, como ator, avanço num palco, e aquele que sou quando avanço na realidade há uma diferença de grau, é certo, mas em benefício da realidade teatral. Quando vivo, não me sinto viver, mas quando represento, é aí que sinto que existo. O que me impediria de acreditar no sonho do teatro quando acredito no sonho da realidade?Antonin Artaud, Le Théâtre de Séraphin, 1936

Sabeis que tenho a chave do palácio, Que vos posso abrir ou fechar, Que tenho sobre vossa vida poder total, Que só respirais enquanto eu vos amar? E sem este amor que desdenhais, Sabeis que deixareis de existir?Roxane, Ato II, cena 1

Page 6: CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo ... e que simultaneamente provocam a morte. AAET CONIDERANDO O TEATRO E A PETE

B A J A Z E T , C O N S I D E R A N D O O T E A T R O E A P E S T E

6

VISÕES, P R OFECIAS E PROCLAM AÇÕES: COMO RACINE E ARTAUD UT ILIZAM A PALAVR A FAL ADA

E aquilo que o teatro ainda pode arrancar à fala são as suas possibilidades de extensão para além das palavras, de desenvolvimento no espaço, de ação dissociativa e vibratória sobre a sensibilidade.Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo

PALAVRAS QUE DESAFIAM A CONTINGÊNCIAAs palavras das personagens das tragédias de Racine, ou de Artaud o poeta, estão repletas de visões, oráculos e encantamentos. É através da palavra falada que é visionária, cheia de imagens e projetada para o futuro que as personagens de Artaud e Racine libertam o seu poder trágico: as suas palavras aproximam-nas de uma nova e aguda consciência da existência e criam a possibilidade de liberdade — mesmo que isto signifique morte para Racine e renascimento para Artaud. Palavras intransigentes e necessárias, firmemente ancoradas na noite incandescente do corpo, elas desafiam a contingência e o compromisso. São uma oportunidade para a alma se revelar a si própria e aos outros. Estes encantamentos tornam-se atos mais poderosos do que qualquer ação, pois invocam o poder mais íntimo da alma, exigindo uma liberdade pura e absoluta.

RACINE E A PALAVRA FALADA MORTALUma das invenções mais singulares de Racine é a transformação da palavra trágica — que tradicionalmente expressa a voz divina e sobrenatural que desmantela a ordem humana — num poder que pertence às personagens, transmitido através das suas palavras faladas e que age através delas: em Bajazet, as três mortes são causadas por palavras que revelam os seus desejos mais profundos, e que simultaneamente provocam a morte.

Page 7: CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo ... e que simultaneamente provocam a morte. AAET CONIDERANDO O TEATRO E A PETE

B A J A Z E T , C O N S I D E R A N D O O T E A T R O E A P E S T E

7

ARTAUD E TORNAR-SE O QUE SE É Tal como Bajazet, Roxane e Atalide se tornam verdadeiramente eles próprios através do poder da palavra falada, o mesmo acontece com Artaud, o Momo através das suas proclamações. A poesia encantatória de Artaud é uma tentativa de desfazer o feitiço criado pelos ritos, códigos e gramática, que enquadram, exploram e limitam o poder da vida. É também um desejo de fundir o gesto artístico com a vida vivida na sua plenitude — o que, para Artaud, ocorre através de uma reinvenção da realidade pelo poeta e, portanto, pela linguagem, tal como acontece com as personagens de Racine. Assim libertada das regras e de qualquer desejo de controlo, a palavra falada torna-se o meio pelo qual a alma se desliga de “pai e mãe”, fazendo com que o “corpo presente voe em pedaços”, libertando “um novo corpo”.

REINVENTANDO A REALIDADE ATRAVÉS DA PALAVRA FALADA Mais do que simples dramaturgos que fornecem temas para encenar, Castorf encontra em Racine e Artaud, como fez anteriormente com Goethe e Dostoiévski, aliados e irmãos, unidos numa busca comum por uma arte viva que seja poderosa e determinada, desfazendo as “boas maneiras” artísticas e a ficção insonsa de modo a observar a realidade através da arte. Tal como Castorf, Racine e Artaud contrastaram factos óbvios e hábitos mundanos com o poder mais íntimo da alma, produzindo uma profunda renovação estética. Com estes textos de dois dos mais importantes poetas franceses, desafiando contingências e compromissos, e fazendo da arte, no momento da sua criação, um espaço para a reinvenção da realidade pelo artista, em vez de uma mera projeção de fantasia ou narrativa, Castorf explora um novo repertório, continuando ao mesmo tempo o percurso feliz da sua obra desconstrutiva, iniciado há mais de 40 anos.

Eric Vautrin Dramaturgo no Teatro Vidy-Lausanne

Page 8: CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo ... e que simultaneamente provocam a morte. AAET CONIDERANDO O TEATRO E A PETE

8

A SEGUIR NA SALA ESTÚDIO

AURORA NEGRA

mais informações em www.tndm.pt

C R I A Ç Ã O E I N T E R P R E TA Ç Ã O CLEO DIÁRA, ISABÉL ZUAA, NÁDIA YRACEMAP R O D U Ç Ã O CAMA A.C C O P R O D U Ç Ã O TEATRO NACIONAL D. MARIA II, CENTRO CULTURAL VILA FLOR, O ESPAÇO DO TEMPO, TEATRO VIRIATO

10 — 20 JUN

M /

12

© F

elip

e D

rehm

er

Page 9: CONSIDERANDO O TEATRO E A PESTE 2/bajazet... · 2021. 6. 9. · Antonin Artaud, O Teatro e o seu Duplo ... e que simultaneamente provocam a morte. AAET CONIDERANDO O TEATRO E A PETE

9

QUEM SOMOS

PA R C E I R O P R I N C I PA L PATR O C I N A D O R AC E S S I B I LI DA D E

PA R C E I R O S TN D M I IM EC E N AS

Direção ArtísticaTiago Rodrigues

Conselho de AdministraçãoCláudia Belchior, Rui Catarino,Sónia Teixeira

Fiscal ÚnicoAmável Calhau & Associados, SROC, Lda.

Adjunta da Direção ArtísticaMagda Bizarro,Assessoria Contratação Pública Rute PresadoSecretariado Marina Almeida Ricardo Motorista David Fernandes

Atores João Grosso, José Neves, Manuel Coelho, Paula Mora e Catarina Couto Sousa, Cláudio Castro, Ema Marli, Inês Cóias, Nadezhda Bocharova (estagiários ESTC 2020-21)

Direção de Produção Carla Ruiz, Joana Costa Santos,Manuela Sá Pereira, Pedro Pires, Rita Forjaz

Direção de Cena André Pato, Andreia Mayer,Carlos Freitas, Catarina Mendes, Isabel Inácio, Pedro Leite, Sara Ciprianoe Diana Especial (estagiária)Auxiliares de Camarim Carla Torres, Paula Miranda Pontos Cristina Vidal, João Coelho Guarda-roupa Aldina Jesus, Ana Teixeira, João Pinto, Sílvia GalinhaAssistente Direção de Cena e Técnica Sara Villas

Direção Técnica Rui Simão, Miguel Abelho Maquinaria e Mecânica de Cena Frederico Godinho, Jorge Aguiar,Lindomar Costa,Marco Ribeiro, Miguel Carreto, Paulo Brito, Nuno CostaIluminação Feliciano Branco, Daniel Varela, Gonçalo Morais, Luís Lopes, Pedro Alves, Sophia Andrade (estagiária)Som/Audiovisual Pedro Costa, André Dinis Carrilho,João Neves, João Pratas, Margarida Pinto, Tiago AlvesMotorista Carlos Luís

Direção de Comunicação e MarketingJoão Pedro Amaral, Catarina Freire,Élia Teixeira, Joana Bonifácio, Paula Martins, Tiago Mansilha

Direção Administrativa e Financeira Carolina Lemos,Eulália Ribeiro, Susana Cerqueira Controlo de Gestão Diogo PintoTesouraria Ivone Paiva e Pona Recursos Humanos Verónica Bicho,Lélia Calado,Madalena Domingues

Direção de Manutenção Susana Dias, Albertina Patrício Manutenção Geral Raul Rebelo, Carlos Henriques, Eduardo Chumbinho,Tiago Trindade Informática Nuno VianaTécnicas de Limpeza Ana Paula Costa, Luzia Mesquita

Direção de Relações Externas e Frente de Casa Ana Ascensão, Ana Pinto Gonçalves, Carolina VillaverdeRosado,Deolinda Mendes,Mariana Gomes Bilheteira Rui Jorge, Carla Cerejo, Sandra MadeiraReceçãoIsabel Campos, Paula Leal

Direção de Documentação e PatrimónioCristina FariaAcervoRita CarpinhaBiblioteca | Arquivo Catarina Pereira, Ricardo Cabaçae Anabela Mourato, Cláudia Graça, Filomena Chiaradia, Rafael Oliveira (Projeto Rossio)Livraria Maria Sousa

A P O I O S AO E S P E TÁC U LO


Recommended